Tuesday, August 11, 2009

Vale a pena fazer uma lista do menu mensal ???



Gente estou aqui fazendo a lista do mercado , todo o mes e a mesma coisa o Brian da aquela sugestao porque vc nao faz um menu para o mes , fica mais facil comprar. 
Eu sempre fui de ir ao mercado e  ir comprando sem muitos planos , olhava , dava vontade comprava , ja li e ouvi varias vezes que nao recomendavel ir fazer compras com fome .... o que e verdade da vontade de trazer tudo .... tudo parece cem vez ainda mais gostoso que o normal . 
Enfim ontem decidi ir ao blog da Sandra ( tem umas receitas deliciosas por la ,esta no meu blog list como Cloez Corner ) e da Marlia(tb tem receitas otimas esta no Blog Organizando meu Lar)
fui checando as receitas e vendo o que eu precisaria comprar , saber que ao final acabei achando que isso vai ajudar mesmo , pq facilitara o dilema do que eu vou fazer para o jantar hoje ??? 
Outra coisa pq nunca adicionei o menu esquema a lista de compras era uma certa mania que eu tinha de ir todos os dias ao mercado para comprar a mistura do dia fresquinha ... tipo carne, peixe, frango , etc..... mais fica bem mais pratico mesmo planejar e ter um estoque em casa, inclusive na igreja somos orientados a ter um estoque (storage )  em casa . Tai aderi a ideia daqui para frente estou fazendo os menus antes de ir as compras ...  alias eu e o Brian vamos ao mercado hoje a noite e ja estou prontinha com a lista na mao e tudo .... agora a pergunta :  e voces como se organizam para ir ao mercado ? 

ps.. nao esquecam de dar uma olhadinha no post abaixo , estou curiosa para saber o voto de cada uma , viu !!! 

beijos 
 

19 comments:

Lucia Cintra said...

Oi! Desde quando eu comecei a fazer listas, nao so economizo com as compras, mas trago pra casa exatamente o que preciso pra semana. Eu acho bem facil assim, alem do fato de eu amar fazer listas pra tudo! rs

bjos

Isabella said...

Oi Eliane, obrigada pelos comentarios la no Faca Festa!

Eu gosto de cozinhar e evito fazer compras mensais. Prefiro comprar a medida que preciso e optar por comida fresca.

bjs

Beth/Lilás said...

Certíssimas, meninas!
Eu, com larga experiência em assuntos domésticos, digo mesmo que é necessário fazer uma listinha antes de ir pro supermarket e nada de ir de barriga vazia, senão compramos mais e desnecessariamente.
bjs cariocas

Fernanda said...

Deve valer a pena, soh sei que meu metodo nao tem funcionado pra mim. Eu gosto de fazer como vc, ir e comprar a mistura fresquinha, comprar o que estivermos a fim de comer no dia, mas perco muito tempo (e possivelmente dinheiro tambem). Ja pensei em fazer um menu, pelo menos um semanal porque todo dia tem sido a mesma coisa por aqui. Eu pergunto pro marido o que ele quer comer e ele devolve a pergunta pra mim.
Seu poste me deu um incentivo pra por essa ideia em pratica :)

Elianne Goff said...

Lucia estou entrando neste ritmo de fazer listas e menu, fui hoje ao mercado e gostei deu mais direcao , realmente foi mais facil que das outras vez sem tanto preparo...

Isabella , Bem vinda , o Faca Festa tem sugestoes lindas , Parabens pelo blog !!! Entao eu fazia como vc procurava comprar tudo fresquinho, e mais trabalhoso tem que se ter mais tempo livre , eu ainda nao dirijo sozinha entao fica na dependencia do marido ... estou aderindo a listinha a cada 02 semanas ...

Beth com certeza ja fui com fome , um horror a gente gasta mais mesmo !!! E isso listinha ja ..hehehe

Fernanda, fico contente em saber que o post tenha servido de incentivo tenta quem sabe voce sinta que e mais facil para voces tambem !!!

beijos ,

Andrea said...

Eu faço lista sim, mas nao consigo planejar o menu para o mes todo, ainda mais aqui em casa que fazemos compras semanais!
Mas com a listinha feita, além de nao perder tanto tempo no mercado, gasto menos tb!
E mesmo sem o menu feito, eu acabo mentalmente "programando" o que provavelmente vou cozinhar na semana, e se sobra algo, mantenho congelado e nada se perde!!!!

Beijocas

Organizando meu lar said...

Elianne,
Acho que a lista ajuda sim e muito. Mas acho que se agente senta e escreve o menu da semana então é mais fácil fazer a lista. Mas ainda estou trabalhando para conseguir fazer o menu da semana. :) Eu faço a lista sim, sempre fiz. Sou como a Lucia Cintra adoro uma lista rs, faço lista pra tudo até para as coisas que tenho que fazer no dia. Isso me ajuda a manter as coisas que tenho pra fazer bem focalizadas e não esquecer de nada. Vou ver se coloco no meu blog alguns modelos de listas que tenho aqui.
Bjs,
Marlia

Eliane Pechim said...

Estou impressionada com os comentários. Parece que todas planejam o cardápio da semana. Já eu só decido o que vou fazer para o jantar na hora do jantar. Não sei se gosto muito da idéia de decidir no domingo ou que vou jantar na quarta-feira. Tem dia que a gente quer comer uma coisa, tem dia que quer comer outra. Mesmo assim fico (bem) impressionada com o plajejamento das meninas. E essa é uma parte que meu marido está totalmente excluído. Eu decido o cardápio e ele come. Felizmente ele gosta de verduras e come quase tudo que eu faço. Quanto ao supermercado, ele não interfere e eu decido sozinha o que comprar. Lógico, incluo as coisas que ele gosta, como cereais, que ele come e eu não. Faço compras 1 vez por semana e às vezes vou uma segunda vez quando necessário. Nao faço lista porque sou muito disciplinada e nunca compro por impulso, nem se estiver morta de fome. A disciplina é tanta que embora eu não estabeleça um valor máximo de gastos em comida por semana e não faça lista, geralmente gasto em torno da mesma quantia. O que é o máximo. Claro, isso não funciona para todo mundo, e é por isso que mesmo não usando essa técnica eu mesma, aconselho a todo mundo fazer lista de compras para não gastar demais nem comprar coisas que depois não vai usar. Eu odeio desperdício e evito ao máximo. Quando sobram verduras aqui em casa, por exemplo, eu faço um sopão e a gente se esbalda.

Lúcia Soares said...

Oi, Eliane. Fiz lista por muitos anos, depois fazia compras sem elas, (iam mentalmente) e agora, com uns esquecimentos básicos, preciso fazer uma listinha. Prefiro comprar por semana, ou quinzena, comprar pro mês é muito longa, não tenho mais paciência.
Quanto a menu, sempre foi um problema pra mim, nunca consegui programar o que fazer. Escolho na véspera, pra tirar a carne do freezer. E é uma preguiça só esse negócio de ficar pensando no que fazer...

Jane said...

Eu faço uma lista do que vou precisar e acho isso super prático.
Penso no que pretendo cozinhar e compro o que pede a receita.
Acho q assim economizo tempo e nao corro o risco de esquecer alguma coisa.

Eu uso esse método para outras coisas tbm. Qd saio de casa com várias coisas pra resolver, eu anoto tudo detalhadamente pra não esquecer.

Elianne Goff said...

Andrea,entao fazer o menu tb era dificil para mim , ontem foi a primeira vez acho que funcionou bem ...para nao haver muita quantidade de sobra procura fazer o necessario para mim e o Brian , e qdo as criancas estao a medida e outra tudo a olho e funciona claro qdo sobra coloco nos tuperwares ... e procuro usar no almoco do outro dia normalmente so para mim .

Marlia , vai ser otimo ter estes exemplos de listas , obrigada desde de ja ...

Eliane nossa como voce consegue se for com fome gasto bem mais , como eu disse eu fazia mais como vc comprava o que queria para o dia tem suas vantagens mais e trabalhoso , estou aderindo a lista e ao menu pela praticidade , mais claro se um dia der vontade de algo diferente sou flexivel nao penso duas vezes vou ate o mercado e compro ....

Lucia e a lista ajuda e para cada quinze dias e melhor aqui tb vamos a cada 15 dias , mais tem exceccoes claro ....qto ao menu tinha essa mesma sensacao dificil nao tenho paciencia mais olhando as receitas e o que e preciso foi facil ... Estou gostando

Jsne , que organizacao , o Brian e assim temos calendario com as datas importantes compromissos e ele tem agenda profissional com tudo que precisa dai e necessario mesmo nao tem como fugir .Usei essa tecnica de comprar o que a receita pede...

Obrigada a todas pela participacao!!!

Anne said...

Lúcia, sou como você, tiro a carne do freezer para congelar na noite anterior.

Eliane, eu acho que meu negócio é disciplina. Pro bem e pro mal, sempre fui uma pessoa muito disciplinada. Então não tem fome que me faça encher mais o carrinho para além do que considero necessário. ;0)

Eu não faço compras diariamente, faço 1 vez por semana. Compro geralmente as mesmas coisas (muitas e variadas verduras) e aí vou criando pratos com esses ingredientes no decorrer da semana. Não gosto da idéia de estabelecer pratos para cada dia da semana. Mesmo porque, tem dia que não fazemos janta aqui em casa ou comemos fora. E aqui nada vai pro lixo. O que sobra, reaproveitamos. Muitas vezes faço como você, guardo e como depois no almoço.

Vai na fé na sua listinha porque cada pessoa vai encontrando seu jeito pessoal de fazer as coisas. É uma ótima indicação e funciona mesmo.

Adorei esse post. Eu há tempos estava pensando em escrever sobre isso mas dava preguiça. Me animou. Beijão

Elianne Goff said...

Anne, bom que voce gostou do post e assim mesmo sao ideias a lista e o menu podem facilitar , como para mim mais como voce disse cada familia e cada uma de nos encontra seu jeito pessoal de gerenciar as coisas da casa. Procuro mesmo nao desperdicar comida e no dia seguinte a refeicao as vezes esta ate mais saborosa que na jantar do dia anterior .
Obrigada pelo comentario!!!

bjs,

Juliana said...

Hummm... na maioria das vezes eu vou com uma lista, mas tem vezes que eu só vou com a cara e a corajem para o supermercado e acabo por comprar muito mais do que eu havia planejado. Ter um menu é uma excelente forma de economizar dinheiro e tempo.

Elianne Goff said...

Olha que Brian ja me deu esta sugestao do menu a quase um ano atras , sempre resisti pq como eu disse gostava de comprar tudo fresquinho,foi mais facil do que eu imaginava fazer o menu com certeza economiza dinheiro e tempo !!!

bjs ,

Mile said...

Sou a favor das listinhas, mas nem sempre faço uma pra ir ao supermercado, as vezes esqueço.
Bjoks

Ellie said...

Eu nao faco lista. Eu gosto de ir no supermercado e comprar o que esta em promocao naquela semana. Tenho uma pantry e um freezer, entao eu crio o menu com que eu comprei em promocao e esta estocado, e nao ao contrario e olha que economizei pra caramba depois que comecei a fazer isso.

Ellie said...

Voce comentou da igreja e mora em Idaho. Voce eh mormom?

Elianne Goff said...

Sou mormom sim, Ellie moro em Rexburg onde esta a BYU Idaho...

Quer dizer que voce compra as promocoes e com isto monta o menu , interessante .... e uma nova ideia , gostei !!!

bjs ,