Tuesday, May 31, 2011

Memorial Day !!!


Ontem estava assistindo um documentario sobre a segunda guerra, tudo isso pq aqui ontem foi o Memorial Day. Eles mostravam quantos cemiterios em diferentes paises abrigam os soldados americanos mortos na segunda guerra, e impressionante lugares como Sicilia, Florenca (Italia) ,
Manila (Filipinas), pequenos paises ao norte da Europa, o mais interessante e como estes cidadaos de outros paises sao reverentes ao soldados americanos mortos em batalha. Os cemiterios sao muito bem cuidados uns grande,outros nem tanto mais o mesmo cuidado , eu ate me emocionei em pensar que cada cruz branquinha daquelas naquele gramado verde, eram mais um homem ou mulher, que ali estavam, mais uma historia, mais um vida que se perdeu na guerra cruel e insensata daqueles que so pensavam em si mesmo e quanto poder mais poderiam obter.....
Triste ,ne ? Pior , continuamos em guerras perdendo mais vidas, outros jovens que se vao dia a dia nos campos de batalha, Afeganistao, Paquistao.... e a mesmo nas guerras urbanas no cotidiano das grandes cidades. Tem uma musica muito bonita que e mais uma prece aos soldados americanos que as criancas da primeira a quarta serie sempre cantavam durante este ano, pena que nao tenho a letra.Porem , a homenagem inocente e bonita daqueles pequenos cantantes estara em meu coracao para sempre . Adoro o patriotismo americano pq nao e falso e algo que se aprende desde de pequeno, inocente e reverente ao mesmo tempo, sao as primeiras licoes de respeito , respeito a suas raizes, respeito ao lugar que seus ancestrais viveram, respeito a si mesmo e ao proximo .... Afinal , nao e um pouco disso tudo que todos nos precisamos ?!

3 comments:

Monique said...

Olá tudo bem? Bem, eu concordo com você sobre o patriotismo, acho que os americanos tem isso de bom,um orgulho e um respeito de serem de onde são. De respeitar e querer preservar o pais deles, acho que os outros paises, incluindo o Brasil, se fosse um pouquinho assim, as coisas seriam melhores.
Beijinhos

Eliane Pechim said...

Nossa, eu discordo. Não vejo nada de bonito nem inocente no patriotismo americano. É graças a esse patriotismo que nossos taxes são gastos para financiar guerras malígnas e estúpidas que matam gente daqui e de onde mais elas ocorrem. Essa arrogância de acharem que podem invadir qualquer lugar porque são melhores, mais inteligentes e têm um estilo de vida que deve ser imposto a outras culturas. Eu sou totalmente antibelicista e acho que nenhuma guerra é boa. Patriotismo para mim é algo extremamente negativo. Eu não sou patriota nem nacionalista, não ergo nem bandeira brasileira nem americana na minha casa. Não aguento a intolerância dos que se dizem super patriotas e esse para mim é um dos aspectos mais negativos da cultura americana. Beijo

Elianne Goff said...

Oi Eliane,

Bom ter voce por aqui. Eu entendo seu ponto vista e tb nao sou a favor de guerras por nenhuma razao, realmente e um dos atos de maior estupidez humana.
Nao sei se me deixo levar pelo meio onde vivo, como eu trabalho com criancas de 6- 9 anos, tudo por la parece inocente com relacao a honrar o Pais . Mais tb entendo que o patriotismo leva a divisao, e todas essas leis que nos enfrentamos por parte da imigracao vem desta nocao de patriotismo e defesa do que e nosso. Eu sei e um pouco contamao da verdadeira liberdade, nao ter froanteiras literalmente, mais isso e utopico tambem. Bom fico feliz por seu comentario, adoro saber como as pessoas vem os assuntos de diferente maneiras,obrigada por participar estava sentido falta desta interacao com todos voces.

bjs,