Wednesday, August 10, 2011

Pegando Framboesas !!!

Hoje foi um dia diferente para mim logo pela manha eu fui ajudar a sobrinha do Brian a fazer geleia de framboesa ( raspberry ) . Primeiro fomos pegar as framboesas no pe por umas 2 horas depois veio o processo de lavagem, amassar e cozinhar com acucar muito acucar e pectin ( algo que se usa para dar consistencia na geleia bem como conservar mais ) . Enquanto cozinhamos esperamos ate ferver e posso dizer que fiz uma certa bagunca no fogao da mae dela, porque ferveu e comecou a subir rapidamente ate euzinha mover a panela para a pia, aiaiai, desastrada e pouco . Depois nos colocamos em jarras de vidro que foram vedadas e por ultimo colocamos em uma panela especial com agua fervendo por 10 minutos para selar e durar por uns 5 anos. Resultado 20 jarras 10 para mim 10 para ela e com certeza nao chegara a um ano porque possivelmente consumiremos 1 por mes. Gostei da experiencia e trabalhoso mais vale a pena afinal uma vez por ano ou perto disso nao e tao mau assim. Adoro coisas feitas em casa como nos velhos tempos so que nao da para viver assim todos os dias. Eu me lembro que minha avo fazendo muita comida com ingredientes feitos em casa tipo macarrao, molhos e paes, tudo delicioso so que nao e pratico para quem trabalha fora como eu entao nem pensar o jeito e se render as conveniencias das comidas pre prontas ou as receitas faceis de fazer . Como ainda estou de ferias eu topei fazer as geleias mais daqui 12 dias estou voltando ao trabalho e a rotina da escola.

8 comments:

Monique & Rich said...

Elianne, sou como você prefiro coisas feitas em casa, acho mais saudável e saboroso, mas não é prático pra quem trabalha fora não é mesmo?! Eu já li que você trabalha em escola, desculpe perguntar mas é como professora? Se você não se importar posso te perguntar umas coisinhas sobre, porque eu também sou professora e tenho algumas dúvidas sobre trabalhar na área por ai. Bem se não for muito incomodo poderia te enviar um e-mail? É mais particular e são dúvidas tão bobinhas de repente você saberia me dizer alguma coisa...
Desculpe a chatiação...
Beijinhos

Elianne Goff said...

Oi Monique,

Me mande um email atraves deste endereco :

elianne_cs@yahoo.com

Nao se preocupe sera um prazer ajudar voce nas suas duvidas.

bjs,

Glau Nott said...

ai que legal, eu estou em busca das blackberries, nem sem como elas se chamam em portugues, vc sabe?
Essa semana ganhei de presente uma geleia homemade de raspberry, nossa que diferenca pra industrializada, uma delicia, vale a pena mesmo!

Elianne Goff said...

Oi Glau,

Blackberries sao Amoras, nao muito comuns no Brasil por causa do clima.

Obrigada pela visita !!!

bjs,

Eliane Pechim said...

Nossa, eu amo berries em geral. Na verdade, amo frutas, praticamente todas. Mas vou te contar uma coisa, tenho dó de "gastar" qualquer fruta pra fazer seja suco, geléia, compotas, doces. Eu gosto da fruta in natura mesmo e toda vez que via minha irmã pegar aquele monte de fruta pra fazer suco partia meu coração. E olha que eu gosto de suco e geléia, hein? Mas é que prefiro comer a fruta in natura mesmo. Ano passado fomos num field de berries aqui em Michigan. Tirando os mosquitos foi muito gostoso. Comi framboesa por semanas. hehehe... Beijo

Eliane Pechim said...

Na verdade amoras sao bastante comuns em algumas regioes do Brasil. Framboesa que e mais dificil de achar fresca. Eu cresci com um pe de amora no quintal, so eram das pequeninas e azedinhas. Hummm, delicia!

Lucia Maria said...

Pois eh, nao eh nada pratico pra quem trabalha fora e eu nem teria paciencia pra ter esse trabalhao todo, rs. A unica coisa que me lembro fazendo com minha avo era bolos com todos os ingredientes. Eram tardes gostosas preparando tudo!

Hoje em dia, eu faco bolo com um po ja contendo tudo e eh so adicionar ovo e agua, rs. Isso quando eu faco (tipo uma vez por ano e olha la), pois prefiro comprar feito.

Eu lembro tb de colher amoras no pe com meus primos e irmas. Que delicia! Mas a gente comia tudo logo ali mesmo sem lavar, hahaha. Crianca eh fogo, a gente nem pensa, rs.

bjos

Jane said...

Oi Elianne!
Deve ter ficado deliciosa!
Faltou fotos da geléia pronta e do processo!!!

Bjs